Retrospectiva Ciclovia da Pampulha


Regras Giro 30 e 25 km/h

 
Segue detalhe dos dias e horários dos GIROS semanais responsáveis pelo Ultraciclista Rogerio Pacheco na Lagoa da Pampulha:
 
Amigos que participam do GIRO 30/25 E 35, estou recebendo inúmeras reclamações de pessoas que parecem não estar afim de ajudar e vem trazendo desconforto e riscos para todo o grupo.
Vejo que algumas pessoas que acabam não aceitando entrar na regra mínima que sempre estou pedindo que é fazer FILA DUPLA para o Giro 30, onde estamos chegando a mais de 100 participantes.
Assim venho pedir que seguem as poucas regras deste giro. Vale lembrar que não é coisa da minha cabeça, e sim, segurança para todos nós no pelotão!

Se faz mais de ano que o GIRO 30 acontece e muito poucos incidentes aconteceram. Não podemos deixar que alguns atrapalhem o grupo fazendo FILA de TRÊS, QUATRO... tantas reclamações de pessoas que veem até mim pedindo que eu controle tal situação. Como sempre digo: NÃO ESTOU LIDANDO COM CRIANÇAS! Sempre peço na largada que façam FILA DUPLA, e isso não esta acontecendo na parte de traz do pelotão.

Os Giros crescem a cada dia, impedir o fluxo do transito e querer que sejamos absolutos e significa irmos na contra mão da ideologia de compartilhar... Faça sua parte!!!
A Lagoa da Pampulha é pública, não tenho direito de impedir ninguém de fazer seu treino e vou repetir a frase que eu disse no primeiro dia em que assumi o grupo: estou aqui para andar na velocidade controlada e manter algumas regras para nossa segurança, do contrário, não estou aqui para impedir ninguém de continuar fazer o treino de vocês.

Vamos montar uma equipe de pessoas que estarão me dando suporte principalmente no GIRO 30 onde os problemas acontecem com mais frequência. Estas pessoas pedirão que formem sempre FILA DUPLA. Conto com o apoio de todos e juntos continuemos sendo referencia para muitas pessoas que estão entrando nos GIROS 30/ 25 e 35km.



Segunda Feira: GIRO 30 saída 20:00h, três voltas.
Terça Feira: GIRO 25 saída às 20h, duas voltas/ a partir da 2ª volta media de 27 kms/h
Quarta Feira: GIRO 30 saída 20:00h, duas voltas
Quinta Feira: GIRO 35 saída 20:00h, tres volt. Última volta 40km/h.
Local de saída: Pça. da Igreja da Pampulha.
Sexta Feira: GIRO com a turma da Terra da Sobriedade 10h

Regras do GIRO 30:
NOVAS REGRAS ACRESCENTADAS:

* Não usar fone de ouvido nos dois ouvidos.

* Jamais tirar as mãos do guidão.

Fila dupla.

Não ultrapassar pela direita.

Não fazer zigue zague.

Não frear brusco.

Manter a mão sempre no STI ou próximo do freio (MTB).

Jamais colocar a roda dianteira próximo ao eixo tanto da esquerda, quanto da direta da roda traseira da pessoa à frente.

Sinalizar ou dar alarme sonoro sempre quando tiver algo como: buraco na pista, carro parado à direita, ciclistas em menor velocidade, cacos de vidro e etc. Manter concentração total durante o pedal.

Levar sempre kit reparo e, ou câmara reserva em caso de furo.

Procurar fazer as curvas nas rotatórias sempre deixando o espaço para os carros em preferência.

Uso do CAPACETE.

Pisca traseiro, no mínimo, para melhor visibilidade noturna.

Em caso de acidente, dar alarme e pararmos para apoio.

Dica importante: sempre observar as pedaladas da pessoa à frente e diminuir ou quando esta pessoa assim fizer. Esta dica servi para todos os grupos, principalmente para a turma do GIRO 35 km/h nas Quintas Feiras.

Se alguém sem experiência entrar no pelotão, favor orientar esta pessoa de forma respeitosa que siga algumas regras já ditas e escritas acima.

Ignorância com motoristas não leva a resultado algum: piora ainda mais nossa relação com estes que se acham donos da rua! É fazer nossa parte!!!
Manter em fila dupla sempre!!! Caso um amigo quiser bater papo com o outro e, nesse caso, formar terceira fila, favor a pessoa ao lado ceder para que flua em fila dupla.

Obrigado pela compreensão... Conto com o apoio de todos!